NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Atrativos » Fortes do Imbuí e Barão do Rio Branco
 
Fortes do Imbuí e Barão do Rio Branco
Fortes do Imbuí e Barão do Rio Branco

Em 1555 foi criado, na atual Praia do Forte Rio Branco, um Observatório, sendo posteriormente armado e transformado em Bateria com a construção das primeiras bocas de fogo. Essa Bateria derrota a esquadra holandesa e, mais tarde, a expedição francesa de Duclerc. Em 1863, na Ponta do Imbuí, teve início a construção da fortificação nascida com o nome de Forte D. Pedro II, a cargo do engenheiro militar niteroiense Henrique de Beaurepaire Rhoan, encarregado pelo Imperador da execução de um plano de melhoramento das fortificações do litoral fluminense.

O projeto inicial previa a ligação por terra à Bateria da Praia de Fora, criando-se, assim, a necessidade de construção de um segundo forte, inicialmente chamado Forte da Praia de Fora. À frente de seu portão de entrada estão os dois canhões que abriram fogo contra Duguay Trouin, na invasão francesa de 1711.

A construção da fortificação - mais tarde denominada Imbuí - ficou paralisada por alguns anos, sendo reiniciada em 1893, por ocasião da Revolta da Armada, quando, então, são colocadas as cúpulas importadas da Alemanha, instalados os canhões alemães Krup e construídas as torres para os mesmos. Em 1901, foram inauguradas as instalações do Forte, atualmente desativado.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Av. Marechal Pessoa Leal, 265 - Jurujuba
Tel.: (21) 2710-7840 / (21) 2711-0462
http://www.dphcex.ensino.eb.br/?page=imbuhy
Veja como chegar
Nº das Linhas de Ônibus
Linha Niterói: 33 Fortaleza
 
  Topo