NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Atrativos » Caminho Niemeyer
 
Caminho Niemeyer
Caminho Niemeyer

Segunda cidade do mundo com o maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, superada apenas por Brasília, Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer.

O Caminho, atualmente, é composto por 07 equipamentos urbanos.

O Memorial Roberto Silveira, que abriga centro de memória da história e da literatura fluminense. Uma cúpula de concreto aparente que parece emergir do chão, tudo tão simples que o visitante se fascina com os detalhes do seu interior. O Memorial abriga um vasto e importante acervo histórico fluminense, com pouco mais de 200 mil obras digitalizadas, um auditório para eventos e um painel do artista plástico Claudio Valério Teixeira.

 

O Museu da  Ciência e Criatividade - Casa do Conhecimento. A construção é dividida em dois blocos e foi construída sobre um espelho d’água. Esta cúpula segue o formato de caracol e a rampa principal dá acesso direto ao mezanino que é reservado para exposições. Em seu interior o eco é forte! Oscar Niemeyer gostava de brincar com os sons em suas obras. O segundo bloco, em forma de meia-lua, mistura vidro e concreto.

O Teatro Popular Oscar Niemeyer. Com capacidade para 460 pessoas, uma obra única, com inúmeros detalhes arquitetônicos, assim é o Teatro Popular. O prédio possui uma forma ondulada na cobertura, que vista de cima, lembra o formato das ondas do mar. Com uma genial inovação do arquiteto, em uma infraestrutura única de palco, camarins e recursos técnicos, há um palco reversível, que pode ser utilizado por uma plateia interna ou aberto para uma praça, abrigando espetáculos ao ar livre para até 10 mil pessoas. A fachada do prédio exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer, que mostram formas femininas e fazem uma analogia às curvas do próprio teatro.

O Caminho continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek (JK). Nela, estão representados em estátua o arquiteto Oscar Niemeyer e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Seguindo pela orla marítima, chega-se ao Centro Petrobras de Cinema . Localizado em São Domingos, bairro que abriga algumas obras com relevância histórica para a cidade: a Cantareira e a Praça Leoni Ramos, o Centro Petrobrás de Cinema, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em formato de rolo de filme, conta com 5 salas de cinema, café, livraria e galeria de artes. O mais novo espaço da cidade vem reforçando a vocação cultural e artística de Niterói.

Continuando o passeio pela orla, avista-se o Museu de Arte Contemporânea. Tal como uma flor, o MAC ‘nasce’ do chão numa base cilíndrica única que sustenta todo o prédio, ancorado numa sapata gigante. Seu visual completa-se com um espelho d'água que confere leveza à construção. A grande rampa externa de concreto vermelho conduz o visitante através de curvas livres às entradas dos pavimentos superiores.

Na primeira entrada, fica o pavimento de recepção e administração. Logo acima, o segundo pavimento abriga o salão central de exposições envolto por uma varanda circular envidraçada, destinada também a exposições, de onde se pode admirar a paisagem panorâmica da Baía de Guanabara.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº - Centro
Tel.: 0800 282 7755
Diariamente, das 9:00 às 18:00 horas
Visitas Monitoradas
Entrada Gratuita
Veja como chegar
 
  Topo