NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Institucional » Notícia
 
Notícias
 
05/07/2017 -

Beleza e história no Museu de Arqueologia de Itaipu

Passear por Niterói pode nos levar a conhecer histórias das mais interessantes em meio a muita beleza natural e preservação de seu patrimônio. Quem estiver a procura de um recanto próprio para isso deve ir até o Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI), tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, onde numa visita mediada o turista poderá conhecer períodos remotos do tempo, em meio a inigualável beleza que é a praia de Itaipu.

 

Museude Arqueologia de Itaipu, na Região Oceânica - Foto: André Ribeiro

 

A praia, as ruínas e o Museu de Arqueologia de Itaipu estão emoldurados também pela Duna Grande, antigo sítio arqueológico que abrigou os povos sambaquieiros, que viveram nesta parte litorânea há aproximadamente 5 mil anos atrás.

 

Com a exposição Percursos do Tempo Revelando Itaipu, o MAI dispõe e expõe elementos que demonstram a pluralidade cultural dos modos de fazer e viver dos povos que viveram alí e também daqueles oriundos de outros cantos.

 

O MAI recebeu neste ano, até o mês de junho mais de 3 mil visitantes. Entre suas atividades culturais estão: ação educativa com visitas mediadas e realização de oficinas; Pesquisa e Museologia com a realização do Inventário Participativo de Pessoas e Memórias: projeto de pesquisa e registro audiovisual das memórias dos moradores de Itaipu; Eventos: Feira de economia solidária (feira de alimentos orgânicos e de artesanato – aos sábados, das 9h às 16h).

 

Em dias normais de funcionamento oferece visitas guiadas, mas às segundas-feiras – quando está fechado ao público – pode-se agendar, gratuitamente, ensaios fotográficos.

 

Segundo o presidente da Neltur, José Guilherme do Vale Azevedo, moradores da cidade, visitantes e turistas terão uma opção completa de lazer , história e cultura, neste final de semana em Itaipu.

 

De dia, afirma, vale  a pena  conhecer um dos mais importantes Museus arqueológicos do país, que guarda vestígios de comunidades sambaquieiras que viveram há aproximadamente 5 mil anos na região.

 

Ele destaca que o passeio completo inclui aproveitar a bela paisagem, a praia de Itaipu e degustar os melhores pratos de frutos  do mar no Polo Gastronômico da Região Oceânica, na beira da praia e se extasiar com o pôr-do-sol no final da tarde.À noite, as atrações são comidas típicas , shows e forró, com  a festa tradicional de São Pedro de Itaipu.

 

Para  José Guilherme, Itaipu com seus apelos e a festa de São Pedro  movimentam a economia da cidade, através dos seus polos gastronômicos, transporte , rede hoteleira e comércio de produtos típicos”.

 

Visitação do Museu Arqueológico de Itaipu:

De terça a sexta, das 10h ás 17h/Sáb., Dom. e feriados, das 9h às 16h.

Visitações Orientadas:

De terça a sexta, das 9 às 17h.

Tels: +55 (21) 3701-2994/+55 (21) 3701-2966

 

FESTA DE SÃO PEDRO DE ITAIPU – Dias 7, 8 e 9 de julho

 

Uma das festas mais tradicionais de Niterói, reúne várias atrações no entorno da área onde localiza-se o MAI. Organizada pela Colônia Z-7 de Pescadores de Itaipu, será uma atração a mais neste fim de semana. Haverá shows musicais com vários gêneros musicais como axé, pagode e sertanejo, além de barraquinhas de comidas típicas e parque de diversão.

 

 


Conheça alguns atrativos de Niterói
Caminho dos Museus
Conheça...
 
Wave-Rock
Conheça...