NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Institucional » Notícia
 
Notícias
 
23/05/2018 -

Neltur colabora com mapeamento turístico da cidade de Niterói para o SIGEO

A Prefeitura de Niterói, lançou oficialmente o Sistema de Gestão de Geoinformação – SIGEO - dia 22 de maio, no Teatro Popular do Caminho Niemeyer. A Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo colabor na tabulação dos dados turísticos da cidade, cujo mapeamento é realizado pela Secretaria de Urbanismo. 
‘É mais uma ferramenta que permitirá a população, visitantes  e turistas terem informações corretas e atualizadas sobre Niterói e seus  atrativos turísticos”, destaca José Guilherme Azevedo, presidente da Neltur.

 

 


O SIGEO é um projeto que está em andamento desde 2016 possibilitando o avanço e a modernização nos processos das Secretarias Municipais. O projeto contou com um investimento de R$ 5 milhões, por meio de um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Iniciou com o levantamento aéreo do município e com a implantação do Sistema de Informações Geográficas da Esri com Plataforma de Gestão Civitas, que integra digitalmente os dados e sistemas existentes com base na localização.


“O sistema vai permitir grande eficiência na gestão dos dados do nosso cadastro multifinalitário por meio de ferramentas de análise espacial, acesso e coleta de dados no campo em tempo real e monitoramento das informações estratégicas por meio de painéis executivos para melhorar nossa tomada de decisão e permitir a troca de informações entre os servidores públicos e com nossos cidadãos”, afirmou o Secretário Executivo Axel Grael.


No caso da Secretaria de Urbanismo, a Plataforma permitiu o mapeamento detalhado de toda a cidade, incluindo aí o mapeamento turístico, realizado com a colaboração da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo. “Vetorizamos e desenhamos todos os lotes e eficações da cidade. Também foram mapeados os processos de fiscalização e licenciamento urbanístico, considerando a legislação vigente no município”. 


Segundo a Analista de Negócios da Imagem – Soluções de Inteligência Geográfica, empresa que conduziu o projeto, Thaís Helena da Silva Guimarães, o sistema permitiu cadastrar informações diversas. “Atendemos formalmente seis secretarias, mas ao longo do projeto outras foram sendo envolvidas”, contou.

 

 


Conheça alguns atrativos de Niterói
Campo de São Bento
Conheça...
 
Parque Ecológico Darcy Ribeiro
Conheça...