NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Institucional » Notícia
 
Notícias
 
21/06/2018 -

Atletas de bodyboard e guardas ambientais orientam estudantes sobre a interação do esporte com a natureza

Pelo terceiro ano consecutivo atletas de bodyboard (alguns campeões mundiais) e  Guardas do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PSET) participaram de uma ação socioambiental junto a 20 alunos da Escola Municipal Mar Alegre, do Cafubá, na Região Oceânica.  O foco principal foi a importância do esporte e sua interação com a natureza. O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 20 de junho, pela manhã,  e fez parte das atividades do Itacoatiara Pro 2018, programado para terminar em julho, reunindo em Niterói atletas vindos da França, África do Sul, Chile, Peru, Hawaí, Marrocos dentre outros países,  além de brasileiros de vários estados.

 

 

Ariel dos Santos cai nas ondas com os bodyboarders do Itacoatiara Pro 2018 - Foto: Tony D'Andrea

 

Em vários momentos, os alunos puderam experimentar o quão importante é a interação do homem com a natureza, e o ápice foi quando todos caíram na água, após receberem algumas orientações dadas por campeões do esporte.

 

Ao caírem na água os alunos Cristiane Reis, Ariel dos Santos e Alisson dos Santos (ambos do 5º ano) eram alegria pura, após ouvirem atentamente as orientações dos atletas Amaury Laverne, das Ilhas Canárias,  Meny Vargas, locutor oficial do evento, e Dudu Pedra, campeão niteoiense de bodyboard: “_Muito maneiro fazer isso!”, exclamaram felizes.   

 

 

Alunas observam tatu durante ação socioambiental do Itacoatiara Pro 2018 - Foto: Tony D'Andrea

 

Antes, os alunos assistiram uma rápida palestra proferida pelos Guarda Parques do PSET e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), depois viram de perto alguns animais que fazem parte da fauna local, como jararacas, jiboias, aranhas marrons, paca, tatu dentre outros,  conservados em soluções apropriadas, ou que foram transformados pela ‘taxidermia’ (técnica de conservação de animais mortos) que  ilustraram as explicações dadas. Depois receberam da SGA (patrocinadora do Itacoatiara Pro 2018) sementes para plantio.

 

 

Grupo da ação socioambiental do Itacoatiara Pro 2018 - Foto: Tony D'Andrea

 

Para a maioria dos alunos(como o Vitor Vagner de Paula, do 5º ano), que fotografou alguns dos animais, ver aquelas criaturas tão de perto foi uma experiência muito nova: “Nunca tinha visto cobras, aranhas e até uma paca assim de pertinho, só na televisão!”, admirou-se.

 

De acordo com  as professoras Débora Thamstem e Elesabete Carvalho, uma ação socioambiental como essa produz um desdobramento dos mais ricos pois proporciona grandes experiências fora da sala de aula: “Para parte desses alunos essa oportunidade é única, pois alguns nunca saíram do seu próprio bairro. Essa atividade extra classe será contextualizada no conteúdo que se estenderá em várias outras atividades curriculares da escola, além de promover uma experiência enriquecedora”, ressaltou.

 

O Itacoatiara Pro 2018 é um evento que abrange duas competições, reúne campeões do bodyboard, alguns disputando o Mundial de Bodyboard que será até dia 27 deste mês e outros o Campeonato Brasileiro de Bodyboard, programado para acontecer entre os dias 27 e 1º de julho.

 

 

 Amaury Laverne da orientações aos alunos antes de caírem no mar - Foto: Tony D'Andrea

 

Para o presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, Niterói é uma cidade voltada para o mar e com uma natureza exuberante, com grande apelo turístico ambiental.  A Praia de Itacoatiara, onde se realiza um das maiores competições de bodyboard do mundo, tem sido cenário de outras grandes competições por suas ondas gigantes. “É extremamente  gratificante perceber que o Turismo pode proporcionar aulas de cidadania para crianças unindo o Esporte e o Meio Ambiente”, destaca José Guilherme.

 

 

 

 

 

 


Conheça alguns atrativos de Niterói
World Games
Conheça...
 
Complexo dos Fortes
Conheça...