NELTUR.COM.BR

SITE OFICIAL DO TURISMO DE NITERÓI

#VISITNIKITI #MOTIVOSPRASORRIR #EMNITEROI

Disque Turismo
0800 282 7755
Você esta em: Institucional » Roteiros Turísticos
 
NITERÓI EM 3 DIAS
  Caminho Niemeyer e Museus

Reserve o primeiro dia para um programa cultural. Comece visitando o conjunto arquitetônico do Caminho Niemeyer que abriga 7 monumentos: 1) Teatro Popular; 2) Museu da Ciência e Criatividade/Escola do Conhecimento; 3) Memorial Roberto Silveira/Centro da Memória da História e da Literatura Fluminense; 4) Centro de Atendimento ao Turista (CAT); 5) Praça Juscelino Kubischek; 6) Centro Petrobras de Cinema; 7) Museu de Arte Contemporânea. Bem próximo ao MAC, encontram-se o Museu do Ingá - um palácio em estilo neoclássico dedicado à história política e artística fluminense, o Solar do Jambeiro - um belíssimo casarão de arquitetura portuguesa do século XIX que abriga exposições de artes plásticas, e o Museu Janete Costa de Arte Popular - um casarão datado de 1892 dedicado à arte popular brasileira. Neste roteiro, os bairros de São Domingos, Ingá e Boa Viagem oferecem excelentes opções de gastronomia. Próximo à Praia de Icaraí, na Rua Coronel Moreira César, encontra-se o Polo de Modas, uma opção variada para quem quer ir às compras.

  Fortes e Fortaleza

Comece o segundo dia conhecendo as belezas das praias da Baía de Guanabara, com uma privilegiada vista da cidade do Rio de Janeiro. Partindo do Gragoatá, bairro que dá nome a um Forte à beira-mar, siga pelas praias da Boa Viagem, das Flechas, de Icaraí, de São Francisco, de Charitas, até chegar a Jurujuba, pitoresca colônia de pescadores. Em seguida, embarque numa volta à história. Niterói possui o maior conjunto contínuo de fortes e fortaleza do Brasil, que abriga a Fortaleza de Santa Cruz e os Fortes: do Pico, São Luiz, Barão do Rio Branco, Tabaiba e Imbuhy. A Fortaleza de Santa Cruz é a primeira erguida em volta da Baía de Guanabara, em 1555. Entrando pelo Forte Barão do Rio Branco, no topo do Morro do Pico, estão as ruínas do conjunto arquitetô-nico que, no século XVIII, abrigou as fortificações do Pico e São Luiz. Aproveite para desfrutar a culinária diversificada dos bairros de São Francisco, Charitas e Juruba, com destaque para os frutos do mar.

  Parque da Cidade e Região Oceânica

Aproveite o terceiro dia para um contato com as belezas naturais de Niterói. A 270 metros acima do nível do mar, no Morro da Viração, com acesso pelo bairro de São Francisco, está o Parque da Cidade, que contempla uma área de
preservação ambiental e duas rampas para voo livre, com vista panorâmica para a Baía de Guanabara e para as nossas lagoas e praias oceânicas. Deste mirante, você terá uma visão memorável da cidade do Rio de Janeiro. Visite também a nossa Região Oceânica (R.O.), um conjunto lagunar e de praias paradisíacas: Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara (paraíso dos surfistas), o Museu de Arqueologia de Itaipu e locais propícios à prática do ecoturismo, com destaque para o Parque Estadual da Serra da Tiririca. A região ainda possui boa oferta de bares, casas de shows, cervejaria artesanal, lojas, arte, polo moveleiro e um conceituado polo gastronômico.

 
Conheça outros Roteiros